É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão (o que acontece, normalmente, logo após o término do curso). O licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos.
Licenciatura como Complemento
Uma resolução do MEC de 2011 determinou que a licenciatura em Psicologia deve ser oferecida apenas como complemento ao bacharelado. Ou seja, aqueles que quiserem obter essa titulação deverão fazer, pelo menos, mais 800 horas de licenciatura, após cursar obrigatoriamente o bacharelado. No entanto, duas escolas ainda oferecem a licenciatura de forma independente: a UCL-RJ e a UFG, em Catalão (GO).
Mercado de Trabalho
Por uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde devem subir de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos que recebem cobertura. Há também um aumento da procura pelo profissional na saúde pública. “Editais são abertos para preenchimento de vagas por meio de concursos públicos”, diz Regina Aiko Fukunaga Kato, coordenadora do curso da PUC-SP. A psicologia jurídica também cresce, bem como a contratação do profissional para atuar em departamentos de recursos humanos das empresas e em equipes multidisciplinares de hospitais. Há ainda oportunidades em escolas, creches e ONGs, onde o psicólogo lida com crianças que apresentam problemas de aprendizagem e na interação com pais e professores. Ele pode, ainda, participar da elaboração de currículos, desenvolver e aplicar atividades para desenvolver a psicomotricidade e dar orientação profissional a vestibulandos. Outros campos de trabalho se abrem na consultoria para clubes de esporte. Sul e Sudeste concentram as melhores vagas, mas há opções em todas as regiões do país.
Salário inicial: RS 110,76 por consulta empresarial); R$ 128,30 por avaliação psicológica e atendimento psicoterapêutico (fonte: Sindicato dos Psicólogos de São Paulo).
Salário mínimo inicial (média): R$1.500,00
O Curso
O curso aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. Algumas instituições possibilitam aos alunos realizar atendimentos à comunidade em diversas áreas, como clínica e orientação profissional.
Duração média: 5 Anos.
Outro nome: saúde (psic.).
Outro nome: saúde (psic.).
O que você pode fazer enquanto profissional de psicologia
- Comportamento do consumidor
Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.
- Neuropsicologia
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.
- Orientação profissional
Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.
- Psicologia clínica
Atender pessoas que sofram de problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.
- Psicologia esportiva
Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.
- Psicologia educacional
Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.
- Psicomotricidade
Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, a prevenção e a reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica etc.
- Psicologia do trânsito
Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.
- Psicologia social
Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.
- Psicologia organizacional e do trabalho
Selecionar funcionários para empresas. Treinar e formar pessoal especialista em recursos humanos. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.
- Psicologia jurídica
Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.
- Psicologia hospitalar
Atender pacientes hospitalizados e seus familiares.
- Psicologia da saúde
Ao lado de outros profissionais da saúde, como médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.
Enquanto estudante de psicologia, diria que podemos atuar em todas estas áreas, mas a faculdade nos possibilita aprender o essencial (generalizando), mas quem tem a ideia de atuar em uma área específica deve buscar aperfeiçoar-se através de cursos, especializações. Escolha um ramo da psicologia e seja excelente profissional, não escolha vários e seja bom. E da maneira que o mercado está...
Quer saber se Psicologia é a sua vocação?
O mais adequado é buscar um profissional de psicologia já graduado, para que o mesmo realize um processo de orientação vocacional. Este último não se equipara aos testes encontrados na internet. A orientação vocacional consiste de 4 a 6 encontros (sessões), onde será feita a anamnese do sujeito, aplicar-se-á testes para averiguar as aptidões e demais dados, para que no último encontro seja possível ter em média 3 cursos que se encaixam com seu perfil.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/psicologia-688166.shtml (adaptado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário